Tubarão celebra 154 anos mirando o futuro, exaltando as raízes e sendo exemplo de solidariedade

Tubarão celebra 154 anos mirando o futuro, exaltando as raízes e sendo exemplo de solidariedade – Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação

Polo econômico e promessa inovadora no Sul de Santa Catarina, Tubarão está em festa! Isto porque o município celebra em 2024 os 154 anos da emancipação de Laguna mirando o futuro.

Quando o escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea declarou seu encantamento ao ver o rio Tubarão refletir o céu azul e as montanhas, atribuiu ao local o título de “Cidade Azul”. Mas talvez não imaginasse o quão longe o município chegaria.

Potência empresarial do Estado e “dona” de um comércio varejista que se destaca, a cidade, que tem mais de 110 mil habitantes, ostenta um PIB per capita de R$44.956,12, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2022. A indústria também é a base da força de Tubarão, impulsionada pela produção ceramista.

Tubarão também acompanha as transformações tecnológicas no planeta e adota a inovação como política de desenvolvimento. O município se prepara para ser um dos principais hubs do setor no Estado. Para isso, vem se movimentando em diferentes frentes para se consolidar como ecossistema robusto.

Um dos primeiros passos que projetam o município para esse novo momento foi a criação da Lei Municipal de Inovação e do Fundo de Fomento para projetos inovadores e iniciativas que envolvem associações empresariais e grupos de empreendedores.

“Eventos como o Startup Weekend e o Innovation Summit, além de investimentos em infraestrutura física e digital, ajudam a construir uma mentalidade voltada à inovação e também projetos e missões internacionais que proporcionam a troca de conhecimento e as boas práticas adotadas em outros países”, segundo o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes.

Belezas naturais e localização privilegiada

As belezas naturais exaltadas por Virgílio se devem em grande parte à privilegiada localização de Tubarão. A cidade oferece fácil acesso às belas praias da região Sul do Estado. Da cidade, chega-se com tranqüilidade ao Farol de Santa Marta, às praias de Laguna, Jaguaruna, Imbituba e Garopaba. A Serra do Rio do Rastro, uma das mais belas do país, também está a poucos quilômetros.

O município também tem a segunda água termal mais radioativa do Brasil, ideal para tratamentos terapêuticos. As águas, com temperaturas de 37 °C, se dividem também em complexos hoteleiros e atraem pessoas de diferentes regiões do Estado e do Brasil.

Tubarão vislumbra o futuro reverenciando o passado

Palacete Cabral, popularmente conhecido como Casa da Cidade – Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação

Tubarão tem como característica principal de seu povo o acolhimento, o que fez com que pessoas de diversas partes do país escolhessem a cidade para viver. Prova disso é que o número de habitantes saltou de 13,3% entre 2010 e 2022, apontam dados do IBGE.

Mas apesar de sempre aberta a receber o novo, o município não deixa de reverenciar seus antepassados. A cultura herdada dos colonizadores é preservada por meio da arte, música, religião, gastronomia e arquitetura, entre outros aspectos passados de geração em geração. Os projetos arquitetônicos são um exemplo da influência.

Muitas edificações erguidas no século XIX ainda guardam os traços da época de suas construções. É o caso do Palacete Cabral, popularmente conhecido como Casa da Cidade, mas que desde 1984, após restauração e tombamento como patrimônio histórico e cultural do município, recebeu o nome de Casa Huberto Rohden.

Outro conjunto arquitetônico que desperta a atenção de quem circula pelo Centro é o Casario da Beira-Rio. Ao todo, são 15 edificações que nos últimos meses ganharam ainda mais protagonismo na região após um deck com seis metros de largura e 121,5 metros de comprimento ser erguido às margens do rio Tubarão.

Outro conjunto arquitetônico que desperta a atenção de quem circula pelo Centro é o Casario da Beira-Rio – Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação

Os imóveis foram reformados, ganharam novas cores e trouxeram uma nova atmosfera para o local. A expectativa é de que o novo equipamento turístico se torne um ponto de contemplação na cidade.

Tubarão se une a Triunfo, cidade atingida pelas enchentes no RS

A solidariedade também está impressa no DNA dos tubaronenses. A população hospitaleira acolhe quem chega e retribui a ajuda recebida. Por isso, o dia do aniversário de Tubarão, comemorado em 27 de maio, foi inteiramente dedicado à ajuda ao próximo.

Moradores de Tubarão compareceram em peso à Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva para acompanhar os shows e entregar as doações destinadas ao município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, que sofreu com as terríveis inundações que afetaram praticamente todo o território gaúcho.

Moradores de Tubarão compareceram à Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva para acompanhar os shows e entregar as doações destinadas ao município de Triunfo – Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação

Desde o princípio da campanha de arrecadação de doações foram inúmeras as manifestações voluntárias que resultaram em dezenas de caminhões carregados de produtos diversos e que estão fazendo a diferença na vida dos triunfenses.

As roupas, alimentos, produtos de higiene e de limpeza, colchões e cobertores arrecadados durante a celebração dos 154 anos da cidade encheram um caminhão baú. Todos os produtos passaram por uma triagem e uma carga com 25 toneladas foi entregue à Defesa Civil da cidade gaúcha.

O prefeito de Tubarão esteve em Triunfo e viu de perto a situação da cidade. “O município foi bastante devastado. Muitos moradores perderam tudo e estão desalojados. A cidade precisa de muito apoio para se reerguer. Por isso, esta campanha é de todos os tubaronenses, pois somente com a união entre população, entidades, clubes de serviço e empresas privadas será possível ajudá-los”, frisou.

Murilo Machado, prefeito de Triunfo, destacou como a solidariedade doada aos moradores de Triunfo tem sido importante na vida dos afetados pelas chuvas. “Só temos a agradecer à população de Tubarão. Obrigado a todos que estão nos enviando auxílio e recebam nossos cumprimentos pelo aniversário de 154 anos, ressaltou o gestor municipal.

A comemoração de aniversário contou com um palco solidário que recebeu apresentações de artistas do gênero gospel como o Grupo Paz, Uni Trio, EAT Kids, Banda IDE, Charles e Rafa, Liza Bonot e Marcelo Gonçalves.Outros cantores e grupos musicais como Cavaquinho de Ouro, Surf Trio,

Karen Rosa, Carol Morena, Plano B e Jeito Louco também embalaram a festa. A atração nacional Papas da Língua, que completou 30 anos e está rodando o país com a turnê “Re.união” fechou o evento com chave de ouro.

Em Tubarão, solidariedade se aprende na escola

Tubarão celebra 154 anos mirando o futuro, exaltando as raízes e sendo exemplo de solidariedade

Cartas e desenhos para Triunfo RS – Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação

A tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul tem sido um dos principais assuntos abordados nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Tubarão.

Engajados em proporcionar conforto e acolhimento aos moradores do estado irmão, alunos e professores estão promovendo campanhas e demonstrando afeto por meio de desenhos e mensagens de apoio enviados às pessoas que sofreram perdas na tragédia ambiental que mobilizou o país.

Uma remessa de cartas escritas por alunos que chegou à Arena Multiuso junto com os donativos destinados a Triunfo emocionou os voluntários que faziam a triagem. E uma reação tão simples é suficiente para demonstrar qual é a verdadeira vocação de Tubarão nesses 154 anos: união e amor ao próximo.

Saiba mais sobre as iniciativas e projetos da cidade aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.