Tratamento de esgoto e envio de efluente melhora oxigenação do rio da Madre, em Tubarão

Tubarão Saneamento; esgoto

A Tubarão Saneamento implementa processo de tratamento de esgoto que melhora a oxigenação e a vazão do rio da Madre – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade das bacias hidrográficas da região é uma das premissas da Tubarão Saneamento e, dentro desse aspecto, a qualidade do rio da Madre é um dos principais objetivos da concessionária responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Tendo como foco a recuperação do rio, a Tubarão Saneamento tem realizado diagnósticos e ações para que o objetivo seja alcançado. A supervisora socioambiental da concessionária, Amanda Salles Fiedler, explica como funciona o processo de tratamento de esgoto e de que maneira o efluente é enviado para o rio da Madre. “O tratamento é parte físico-químico e parte biológico, sendo enviado por gravidade da ETE Figueira (Estação de Tratamento de Esgoto) para o emissário do Rio da Madre”, fala. Ela conta, ainda, que esse esgoto que está sendo tratado é enviado de sete bairros do município, o que corresponde a 45% da população da área urbana.

O efluente encaminhado para o rio da Madre, explica Fiedler, aumenta a vazão da água, melhorando assim a oxigenação e o fluxo contínuo até a foz. Para que esse efluente seja enviado para o rio da Madre, a Tubarão Saneamento investiu, inicialmente, na aquisição da bomba flutuante, melhorias nas áreas da captação e instalação do vertedouro para medição de vazão.

Tubarão Saneamento; esgoto

Efluentes tratados na ETE Figueira são enviados para o rio da Madre, beneficiando 45% da população urbana de Tubarão – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

“Além das estruturas físicas, diversos estudos foram viabilizados pela concessionária tais como: estudos de autodepuração, monitoramento do meio biótico, diagnóstico sobre descarte de efluente residencial na área de abrangência, monitoramentos de qualidade da água, vazão entre outros”, salienta a supervisora socioambiental.

Ela explica, ainda, que a quantidade de efluente encaminhado à ETE Figueira reflete também na quantidade de esgoto que iria para o rio e para o solo de forma bruta, sem tratamento, o que contaminaria o solo, a água subterrânea e a água do rio causando danos ambientais e à saúde da população.

Tubarão Saneamento; esgoto

Investimentos em infraestrutura e monitoramento contínuo garantem a qualidade da água no rio da Madre, protegendo o meio ambiente e a saúde pública – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

Atualmente, conta Fiedler, há várias ações desenvolvidas para manter a qualidade do rio. Entre elas estão:

  • Bombeamento de água do rio Tubarão para o rio da Madre 24 horas por dia
  • Monitoramento mensal da qualidade da água do rio da Madre em sete pontos
  • Ações de educação ambiental com a comunidade local
  • Ações de retirada de resíduos das margens

“O investimento atual é relacionado a operação 24h, manutenção da área de bombeamento, além do monitoramento contínuo com equipamentos para medição de vazão bombeada, vazão nas proximidades da ETE e análises de qualidade da água realizadas mensalmente”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.