Torneio irregular de aves resulta em fuga e animais deixados para trás no Sul de SC

Um torneio de canto de aves canoras foi interditado no último domingo (21) após o surgimento de autoridades para a realização de uma ação conjunta de fiscalização.  O caso aconteceu no domingo (21), em Tubarão, no Sul catarinense, e o torneio era irregular pois todas as atividades que envolvem o aglomero de aves estão suspensas no Estado por conta da gripe aviária.

Torneio de aves está temporariamente suspenso

Felizmente, nenhuma das aves participantes apresentaram sintomas da gripe aviária – Foto: CIDASC/Divulgação/ND

A ação envolveu a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Polícia Militar Ambiental com o auxílio da Polícia Militar, e resultou na fuga de diversas pessoas, abandono das aves participantes e na identificação de aproximadamente 20 pessoas, que responderão criminalmente e administrativamente.

Apesar de não ser considerado ilegal, esse tipo de evento está temporariamente proibido por questões sanitárias desde o último ano. Só em 2023, foram registrados 19 casos de influenza aviária.

Durante a fiscalização, alguns dos participantes fugiram e abandonaram os animais nas gaiolas e, de acordo com o comandante da PMA da região, major Gilson Klein, a polícia lavrou 20 Termos Circunstanciados e 20 Autos de Infração Ambiental ainda no local.

No total, 49 aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem, e, entre as espécies participantes, haviam pássaros que podiam chegar até R$ 50 mil. No exame clínico, não foram constatados sinais que pudessem indicar alguma enfermidade respiratória e nervosa dos animais.

Por fim, o responsável por organizar o torneio foi multado. “Os responsáveis pelo evento responderão criminalmente e administrativamente, assim como os frequentadores”, destacou Klein.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.