Reparos emergenciais são iniciados em ponte que apresentava ‘condição alarmante’ no Sul de SC

Os reparos emergenciais na ponte de madeira que liga as cidades de Laguna e Tubarão, no Sul do Estado, iniciaram nessa segunda-feira (1°). A estrutura, que estava em “condição alarmante”, conforme um laudo técnico, teve o tráfego interditado há duas semanas.

Ponte em má condição entre Laguna e Tubarão

Algumas vigas da estrutura estavam completamente podres – Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão/ND

Neste momento, a ponte será refeita em madeira, já que a Rodovia Aggeu Medeiros está em obras de pavimentação asfáltica e o projeto prevê uma travessia de concreto na localidade.

Durante a remoção das madeiras da ponte, os profissionais constataram que algumas vigas da estrutura estavam completamente podres. Com o avanço das obras, a expectativa é de que o tráfego de veículos possa ser restabelecido ainda nesta semana.

Os trabalhos de reparos emergenciais são feitos pela Prefeitura de Tubarão. A estrutura provisória vai beneficiar, principalmente, a empreiteira responsável pelas obras de pavimentação, além dos produtores rurais da região.

Ponte em “condição alarmante”

Recentemente, a Defesa Civil interditou a ponte. Em 25 de março, o Consórcio responsável pela manutenção da travessia, além da Secretaria de Infraestrutura do Estado, foram notificados em função da “condição alarmante” no trecho.

Ponte foi interditada em função da má condição da estrutura – Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão/ND

De acordo com o laudo técnico da Flama (Fundação Lagunense do Meio Ambiente), a ponte tem graves danos estruturais devido ao tráfego intenso de veículos pesados. A deterioração tem elevado os riscos à segurança dos usuários e ao meio ambiente, uma vez que a estrutura está localizada em uma APP (Área de Preservação Permanente).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.