Tubarão sedia 1° Simpósio sobre câncer infantojuvenil

Tubarão, no Sul de Santa Catarina, está sediando o 1° Simpósio sobre o câncer infantojuvenil, evento que tem como intuito alertar e reconhecer de forma precoce o câncer em crianças e adolescentes.

Evento visa conscientizar acerca da importância de um diagnóstico precoce – Foto: Casa Guido/Divulgação/ND

O evento é promovido pela Escola do Legislativo de Tubarão, Edson Peicher de Carvalho, e acontece nesta quinta-feira (4). Mais de 500 pessoas estão reunidas entre especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área.

Fruto de uma parceria entre a Casa Guido com a Anima/Unisul e Instituto Inspirali, o ato ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Amurel e da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Tubarão.

Quem também marcou presença foi o especialista em onco-hematologia pediátrica, Dr. Amílcar de Azevedo, que atualmente é diretor técnico do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos Boldrin, maior centro de pesquisa em oncologia pediátrica da América Latina, localizado em Campinas (SP).

O câncer infantojuvenil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada três minutos uma criança morre de câncer. A cada ano, mais de 400.000 crianças, com idades entre 0 e 19 anos, são diagnosticadas com a doença em todo o mundo.

Estudos apontam que na região Sudeste do Brasil o câncer é a segunda causa de óbitos em pessoas entre 4 a 18 anos. A estimativa de novos casos da doença no país, para cada ano entre 2023 e 2025, é de 7.930, sendo estimados 4.230 meninos e 3.700 meninas.

Felizmente, a estimativa aponta que 80% das crianças e adolescentes podem ser curadas quando diagnosticadas precocemente e submetidos aos tratamentos adequados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.