Município do Sul de SC registra primeira morte por dengue em 2024

A primeira morte por dengue na Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), no Sul de Santa Catarina, em 2024, foi confirmada na terça-feira (28). A vítima é um homem, de 72 anos, morador do bairro Oficinas, em Tubarão. Ele veio a óbito no último domingo (26).

Mosquito da dengue

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor de doenças como dengue, chikungunya, Zika – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Morador contraiu dengue no próprio município

Segundo a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, o idoso ficou internado durante uma semana na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Sombrio, no entanto, não resistiu às complicações da doença. O morador contraiu dengue no próprio município, que é considerado infestado pelo Aedes aegypti.

A Regional de Saúde de Tubarão emitiu uma nota, assinada pelo gerente,  Hermes Cardoso, sobre a primeira morte pela doença na Amurel. O texto comunica o óbito e também ressalta que o município tem realizado “todas as atividades inerentes ao controle do vetor, conforme as diretrizes estaduais”.

Este é o primeiro óbito por dengue em 2024 na Amurel – Foto: Divulgação/ND

O óbito ainda não consta no informe da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina. Em 2024, o estado confirmou 206 mortes pela doença. Outros 54 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

O comunicado da Gerência Regional de Saúde também reforça a importância dos cuidados da população, que são fundamentais, “no sentido de eliminar-se todo e qualquer depósito que possa acumular água, evitando, dessa forma, a proliferação do mosquito e novos casos de dengue”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.