Vereador 7 vezes, Peixer reassume como deputado e Joinville emplaca 4 cadeiras na Alesc

Após a eleição de três deputados estaduais do Partido Liberal (PL) como prefeitos em Santa Catarina, Maurício Peixer, de 66 anos, assume em definitivo uma cadeira na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). A vitória dos parlamentares nas eleições municipais desse domingo (6) abriu novas vagas, sendo Peixer o primeiro suplente da sigla na última legislatura.


Maurício Peixer, de 66 anos, assumiu em definitivo uma cadeira na Alesc - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

1
2

Maurício Peixer, de 66 anos, assumiu em definitivo uma cadeira na Alesc – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND


Ao ND Mais, vereador e deputado destacou projetos que pretende trabalhar na Alesc - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

2
2

Ao ND Mais, vereador e deputado destacou projetos que pretende trabalhar na Alesc – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Com uma trajetória marcada por sete mandatos consecutivos como vereador em Joinville, Peixer também foi presidente da Câmara Municipal. Já vinha exercendo o mandato de deputado estadual no início desta legislatura, após a nomeação de Estêner Soratto Júnior para a Secretaria de Estado da Casa Civil e, posteriormente, de Sargento Lima para o cargo de Secretário de Segurança Pública.

“Vou continuar o trabalho que já comecei em defesa da vida, principalmente contra o aborto, ideologia de gênero, valores morais, pela liberdade e pela família”, declarou.

Ele também destacou a urgência na duplicação da BR-280, projeto no qual atua como coordenador da frente parlamentar. “É uma obra crucial para o desenvolvimento da região, especialmente para a ligação entre Joinville e São Francisco do Sul, onde o quinto maior porto do país está localizado. A cidade cresce muito em termos de indústria, mas ainda está faltando estrada”, ressaltou.

Em entrevista ao ND Mais, o parlamentar ainda reforçou o compromisso com as demandas dos municípios do Norte catarinense, como Rio Negrinho, São Bento do Sul, Guaramirim e Garuva. “Vamos trabalhar com afinco, não apenas por meio de emendas, mas também como uma ponte entre o governo do estado e as cidades”, disse.

Trajetória política e novas configurações na Alesc

Administrador de empresas, Peixer também foi Secretário Municipal de Assistência Social de Joinville, criou a frente parlamentar em defesa da vida na Alesc e foi convocado para a suplência na Alesc por 30 dias, no final de 2008.

Com sua posse, prevista para fevereiro, Joinville passa a contar com quatro deputados estaduais: Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB), Sargento Lima (PL) e o próprio Maurício Peixer (PL).

Deputados eleitos prefeitos em SC

Três deputados da Assembleia Legislativa foram eleitos prefeitos, todos do PL. Delegado Egídio venceu a disputa em Blumenau, enquanto Soratto e Massocco conquistaram as prefeituras de Tubarão e Concórdia, respectivamente.

Delegado Egídio (e), Massocco e Soratto venceram as disputas em Blumenau, Concórdia e Tubarão, respectivamente – Foto: Montagem/Agência AL

Delegado Egídio venceu a disputa em Blumenau, conquistando 51,40% dos votos válidos, superando o necessário para resolver a eleição em primeiro turno. Em Tubarão, Soratto obteve 73,30% dos votos válidos, enquanto Massocco venceu com 48,78%.

Novos deputados

Com esses resultados, três vagas serão abertas na Alesc para suplentes, que devem tomar posse no ano que vem: duas do PL (as de Soratto e Massocco) e uma do PRD, antigo PTB, partido pelo qual Delegado Egídio se elegeu deputado em 2022.

No PL, o primeiro suplente é Maurício Peixer (PL), atual vereador em Joinville e que exerceu mandato na Alesc até o começo deste ano. O segundo suplente é Alex Brasil, advogado de Florianópolis que atualmente está no exercício do mandato de deputado estadual.

Já no caso do PRB, o primeiro suplente é o atual vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.