Avanço na rede de esgoto eleva qualidade de vida da população de Tubarão

Tubarão; esgoto; Tubarão Saneamento

O avanço no saneamento em Tubarão já atinge 45% da área urbana, impactando diretamente na qualidade de vida e saúde da população local – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

Um trabalho que iniciou em 2018 e que já atingiu quase metade de uma meta projetada para 2033. A Tubarão Saneamento assumiu o trabalho de saneamento básico, cobertura e tratamento da rede de esgoto e de água em Tubarão há cerca de seis anos e, neste período, o município teve um salto na cobertura dos serviços. Atualmente, 45% da população urbana possui cobertura de esgoto e a expectativa de chegar a 90% é em 2033, mas o número atual já demonstra agilidade.

Mesmo com o bom número, o processo para se chegar até ele teve percalços, como explica Marcelo Fernandes Matos, diretor da Tubarão Saneamento. Ele conta que uma série de obstáculos surgiram desde 2018, especialmente pelo impacto nos fluxos de tráfego, o que exigiu paciência e compreensão dos moradores.

“Apesar das adversidades, a chave para alcançar esse progresso incluiu a atuação comprometida da nossa equipe de engenharia e a decisão estratégica da empresa em investir recursos próprios. Esse esforço conjunto permitiu superar desafios e contribuir para melhorar a qualidade de vida na cidade, consolidando um legado de desenvolvimento sustentável”, destaca.

Tubarão; esgoto; Tubarão Saneamento

A Tubarão Saneamento investiu em soluções para superar desafios operacionais, como o impacto no trânsito, garantindo o progresso do saneamento básico no município – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

Ele reforça ainda o planejamento da Concessionária e do Município de Tubarão de cumprir o marco nacional do saneamento, atingindo 90% até 2033. “Este objetivo ambicioso será alcançado por meio de contínuos investimentos e melhorias, visando atender a toda a população da zona urbana e garantir um acesso igualitário aos serviços de saneamento básico. Com relação a zona rural o Município tende a atuar com medidas alternativas de coleta e tratamento de esgoto”, fala.

Para ele, a dificuldade de Santa Catarina como um todo em atingir patamares altos no que diz respeito ao saneamento básico, se dá especialmente por conta da necessidade da participação da iniciativa privada, bem como, de aprimoramento nas áreas regulatória, operacional e de investimento. O diretor ressalta, ainda, que o destaque da Tubarão Saneamento está atrelado ao comprometimento rigoroso com o contrato firmado. “Esse compromisso robusto com a universalização do saneamento nos permite superar obstáculos e assegurar que não desviemos de nossos planos estratégicos. Desta forma, continuamos focados em alcançar a excelência e contribuir para o avanço do setor em todo o estado”, salienta.

Matos ainda destaca a capacidade do time de engenharia da Tubarão Saneamento, que possibilitou sair de 0% para 45% na cobertura, na área de contrato, do sistema de coleta e tratamento de esgoto em menos de seis anos, em especial no setor de saneamento, além da disponibilidade de capital próprio da concessionária para financiar as obras.

Tubarão; esgoto; Tubarão Saneamento

As obras de ampliação da rede de esgoto em Tubarão seguem em ritmo acelerado, garantindo melhorias significativas na infraestrutura e impulsionando o desenvolvimento sustentável da cidade – Foto: Tubarão Saneamento/Divulgação

Esses recursos, explica ele, ajudaram a manter o ritmo das construções conforme o planejado. “Além disso, enfrentamos e superamos os desafios operacionais com estratégias inteligentes, assegurando que os transtornos temporários fossem minimizados e não causasse paralisações significativas na vida urbana da cidade”, reforça.

Todos os números e índices alcançados pela empresa, em saneamento básico no município, têm impactado diretamente na saúde e bem-estar da população. Com a expansão do abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário, já é possível visualizar a melhora da qualidade dos corpos hídricos devido à diminuição de esgoto lançado nos rios. Além disso, destaca o diretor, a confiança da população em relação ao consumo de água potável de qualidade reflete na segurança salutar dos moradores.

“Destaca-se também o envolvimento das escolas por meio do nosso programa “Portas Abertas”, que promove uma mudança cultural nos hábitos de higiene e conservação ambiental, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.